Suzuki lança nova GSX-S1000 com novo farol por R$ 83 mil

Suzuki lança nova GSX-S1000 com novo farol por R$ 83 mil. Foto: Divulgação
Suzuki lança nova GSX-S1000 com novo farol por R$ 83 mil. Foto: Divulgação

Depois de indicar no início deste mês que uma nova GSX-S1000 estava a caminho, a Suzuki agora divulgou detalhes da sua naked versão 2021

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Um visual completamente novo, com uma nova carroceria nítida e agressiva e um design de iluminação LED futurista.
Um motor de quatro cilindros em linha de 152 CV, em conformidade com o Euro 5, atualizado, com uma curva de torque mais ampla e plana, proporcionando uma maior distribuição de potência nas faixas baixas e médias.
Novos componentes eletrônicos, incluindo uma troca rápida e blipper automático, mapas de motor selecionáveis ​​e mais níveis de controle de tração.

Um tanque de combustível maior e um guidão novo e mais largo.

Suzuki lança nova GSX-S1000 com novo farol por R$ 83 mil. Foto: Divulgação
Suzuki lança nova GSX-S1000 com novo farol por R$ 83 mil. Foto: Divulgação

Estilo

Imediatamente óbvio é a estética redesenhada da nova GSX-S1000; a carroceria e a iluminação são completamente novas, com foco em linhas nítidas, angulares e agressivas e uma postura poderosa, com um comportamento de “massa para a frente”.

Disponível no tradicional azul triton metálico da Suzuki, um novo cinza fosco mecânico e um preto brilhante furtivo, seu visual de streetfighter é aprimorado com coberturas de radiador texturizadas, winglets inspirados no MotoGP e painéis laterais que apresentam um design inspirado na camuflagem urbana.

Suzuki lança nova GSX-S1000 com novo farol por R$ 83 mil. Foto: Divulgação
Suzuki lança nova GSX-S1000 com novo farol por R$ 83 mil. Foto: Divulgação

Indiscutivelmente, a mudança visual mais marcante é o novo farol de LED verticalmente empilhado. Bem como os benefícios práticos de uma nova fonte de luz LED monofoco que exibe uma luz ampla e brilhante, o novo design de duas unidades hexagonais empilhadas encimadas por luzes de posição LED cria uma aparência que é mais leve e mais compacta, e atende o desejo de uma pose mais agressiva. Também há uma nova luz traseira de LED, com ambas ladeadas por indicadores LED.

Motor

Suzuki lança nova GSX-S1000 com novo farol por R$ 83 mil. Foto: Divulgação
Suzuki lança nova GSX-S1000 com novo farol por R$ 83 mil. Foto: Divulgação

O motor de quatro cilindros em linha da GSX-S1000 produz mais potência e uma maior amplitude de torque nas faixas de rotação mais baixas para oferecer o desempenho ideal de uma moto esportiva nua. As mudanças incluem um novo eixo de comando de admissão e escapamento, novas molas de válvula, nova embreagem e um novo escapamento.

Comparado com sua predecessora, a nova GSX-S1000 traz um torque mais constante em toda a faixa de rotação, preenchendo as depressões no gráfico com uma curva mais plana. Ele acelera forte com uma máxima de 152 CV a 11.000 rpm.

Felizmente, um novo escapamento mantém a trilha sonora pela qual o modelo era conhecido, enquanto auxilia no aumento de potência e no atendimento aos requisitos de emissões Euro 5 com um conversor catalítico adicional.

Os novos corpos do acelerador eletrônico ajudam a obter uma resposta do motor mais controlável durante a abertura inicial do acelerador. Uma nova caixa de ar consegue dispensar um separador interno, reduzindo a resistência da entrada.

A sobreposição reduzida da válvula também ajuda a nova GSX-S1000 a atender aos padrões de emissões Euro 5, graças ao novo eixo de comando e perfis de comando revisados. As mudanças também auxiliam no controle do motor para o piloto.

Suzuki lança nova GSX-S1000 com novo farol por R$ 83 mil. Foto: Divulgação
Suzuki lança nova GSX-S1000 com novo farol por R$ 83 mil. Foto: Divulgação

Maior capacidade de controle e maior desempenho também vem graças ao Sistema de Auxílio à Embreagem da Suzuki. A embreagem deslizante desengata parcialmente para reduzir o torque negativo do motor e mitigar o efeito da frenagem do motor ao reduzir de alta rotação. Isso ajuda a evitar que a roda traseira trave ou salte e fornece desaceleração mais suave, permitindo ao piloto reduzir a marcha com mais confiança e manter melhor controle ao reduzir para as curvas.

Adicionar uma função auxiliar aumenta a força de aperto da embreagem sob aceleração e, assim, permite o uso de molas mais macias enquanto ainda transfere o torque de forma eficiente para a roda traseira, resultando em uma operação mais leve da alavanca.

Suzuki lança nova GSX-S1000 com novo farol por R$ 83 mil. Foto: Divulgação
Suzuki lança nova GSX-S1000 com novo farol por R$ 83 mil. Foto: Divulgação

Eletrônicos

Um avanço em relação a GSX-S1000 anterior vem com um conjunto atualizado de eletrônicos, cortesia do Suzuki Intelligent Ride System (SIRS).

Um novo acelerador ride-by-wire possibilita que os pilotos controlem com mais precisão e precisão a relação entre a atuação do acelerador e a resposta do motor, especialmente quando aliado ao novo sistema Suzuki Drive Mode Selector (SDMS), com o qual o novo GSX-S1000 Está equipado.

O SDMS permite que os pilotos escolham um dos três mapas de motor, dependendo das condições de pilotagem ou de suas preferências pessoais. Todos os modos AC fornecem a mesma potência de pico, mas variam a nitidez e o imediatismo da entrega, com o modo A sendo o mais esportivo e o modo C fornecendo o fornecimento de energia mais suave.

O desempenho é aprimorado graças a uma troca rápida bidirecional, que reduz a necessidade de operar a embreagem durante as mudanças de marcha ou fechar o acelerador em marchas ascendentes ou diminuí-lo em marchas redutoras.

Um novo sistema de controle de tração compreende cinco modos, mas também pode ser desligado. As entradas dos sensores de velocidade das rodas dianteiras e traseiras e os sensores de posição da manivela, marcha e acelerador alimentam a ECU que, por sua vez, controla a abertura da válvula do acelerador, o tempo de ignição e a taxa de injeção de combustível para reduzir ou evitar a patinagem das rodas.

Todas as informações são exibidas em um painel LCD atualizado e de fácil leitura.

Completando o pacote eletrônico está o sistema de partida fácil sempre útil da Suzuki – que requer apenas um toque no botão de partida para ligar o motor – e assistência de baixa rotação, que aumenta a velocidade do motor conforme a alavanca da embreagem é alimentada, para ajudar no controle de baixa velocidade e evitar o empate.

Chassis

O chassi de alumínio duplo é acoplado a um braço oscilante derivado de GSX-R rígido para desempenho e manuseio ágil e esportivo. Novas barras cônicas, 23 mm mais largas, ajudam os ciclistas a inclinar a bicicleta em curvas com maior alavancagem. Eles também são colocados 20 mm mais perto do piloto para melhorar o conforto sem comprometer o manuseio.

A suspensão vem na forma de garfos dianteiros KYB totalmente ajustáveis ​​e um amortecedor traseiro ajustável de pré-carga e amortecimento, com configurações revisadas da iteração anterior. Discos frontais de 310 mm são combinados com pinças monobloco Brembo.

Um tanque de combustível de 19 litros maior e 46,3 mpg equivale a um intervalo de tanque de 194 milhas. Essas milhas podem ser percorridas com maior conforto graças a um novo assento.

Os pneus são Roadsport 2 com engenharia personalizada da Dunlop.

Preços e disponibilidade

A nova GSX-S1000 estará disponível nas concessionárias Suzuki da Europa a partir do final de junho, pelo preço de £ 10.999 (R$ 83 mil em conversão direta)

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